"Com este projeto, o Município de Alcobaça pretende dar um contributo concreto, focado e incisivo na mitigação das questões de igualdade de género e violência nas relações que constituem um problema já com uma forte dimensão transgeracional. Através de soluções criativas, culturais e artísticas, o Município e respetivos parceiros vão implementar um programa de atividades que procuram estimular o debate e a reflexão junto da comunidade educativa sobre estas problemáticas sociais, com o objetivo de questionar estereótipos e formar novas mentalidades. Trata-se de um projeto de grande responsabilidade e pertinência"
Hermínio Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça

PROMOTOR
MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA
OPERADOR
COMISSÃO PARA A CIDADANIA E IGUALDADE DE GÉNERO
ENTIDADE FINANCIADORA
EEA GRANTS
PROGRAMA DE FINANCIAMENTO
EEA GRANTS - SMALL GRANT SCHEME #2
PARCEIROS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO MARTINHO DO PORTO
ESCOLA PROFISSIONAL DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL DE CISTER
COMISSÃO NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS E PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS E JOVENS DE ALCOBAÇA
GESTOR DE PROJETO
UMAR - UNIÃO DE MULHERES ALTERNATIVA E RESPOSTA
ARTISTAS DINAMIZADORES
TOMÉ DIONÍSIO
TEATRO DA TRANSFORMAÇÃO
S.A. MARIONETAS
TOCAR NA ALMA
ENQUADRAMENTO DO PROJETO "INÊS=PEDRO?"
Com o objetivo de concretizar uma educação e formação livres de estereótipos de género, promoção da igualdade de género e prevenir/reduzir a violência nas relações interpessoais (violência contra as mulheres e a violência doméstica), o Município de Alcobaça aceitou o desafio lançado em 2019 pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e candidatou com sucesso o projeto “Inês=Pedro?”.
Elaborado pelo Município de Alcobaça (Promotor), em parceria com três entidades (Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister e Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens de Alcobaça), o projeto “Inês=Pedro?” conseguiu a aprovação de um financiamento total de 56.223€ através do programa europeu EEA Grants - Small Grant Scheme #2.
Os “Small Grant Scheme #2” são projetos de prevenção e estratégias de apoio a crianças e jovens na área da violência contra as mulheres e a violência doméstica. No caso particular deste projeto, os fundos são provenientes da Islândia, do Liechtenstein e da Noruega – SAIBA MAIS AQUI.
A sua concretização pretende, em simultâneo, fortalecer e enriquecer as estratégias locais já existentes de promoção e capacitação de competências sócio emocionais em crianças e jovens (projetos Origami e Uma Aventura em Alcobaça), de apoio a vitimas de violência doméstica (GAVVD) e de capacitação de profissionais no ativo e de pais/famílias.
Assim, o projeto consiste na realização de sessões / atividades artísticas e práticas colaborativas. Cerca de 96% das 158 sessões a realizar durante 24 meses (até junho de 2022) serão realizadas nas escolas com uma abordagem holística, estruturando-se em intervenções diretas com cinco grandes grupos de atividades, designadamente:
(1) intervenção direta nas crianças do Jardim de Infância;
(2) intervenção direta nas crianças dos 1º e 2º ciclos;
(3) intervenção direta nos jovens do 3º ciclo e secundário;
(4) formação de docentes e não docentes;
(5) capacitação de pais/famílias.
As atividades terão caráter pedagógico procurando promover aprendizagens significativas e o desenvolvimento das capacidades cognitivas, criativas e reflexivas das crianças/jovens.
As ações com os profissionais e os pais tendem a reforçar e facilitar as apropriações de igualdade de género e de não violência nas crianças e nos jovens, constituindo, em simultâneo, uma forma de sustentabilidade e de propagação do projeto, após o seu términus formal.
As metas definidas confluem para:
- reforço de perceções de igualdade de género e não violência;
- alteração de estereótipos e diminuição de atitudes/comportamentos agressivos, nomeadamente:
- o aumento do número de raparigas ciganas em frequência escolar;
- a diminuição de comportamentos agressivos no âmbito escolar;
- inclusão de ações concretas na área de Educação para a Cidadania.
A apresentação do projeto realizou-se a 15 de fevereiro de 2021, através de videoconferência.
Após interrupção das sessões devido à pandemia da Covid-19, o projeto retomou em Abril de 2021.
Nos primeiros 6 meses, o projecto impactou 300 membros da comunidade escolar (alunos, professores, auxiliares e pais).
Teaser do vídeo final do projeto
A 22 de setembro de 2022, foi realizada a Sessão de Encerramento e de Apresentação de Resultados, na qual se lançou o vídeo final do projeto
Videoconferência da Sessão de Encerramento do Projeto
Vídeo Final do Projeto
RESULTADOS DO PROJETO
"O projeto 'Inês=Pedro?' implementou um Programa de Prevenção de Violência de Género em contexto escolar em Alcobaça durante dois anos letivos (2020/2021, 2021/2022) que envolveu a participação de 242 crianças e jovens do município, dos 5 aos 21 anos de idade, dos/as quais, 109 eram do sexo feminino e 133 do sexo masculino. No âmbito deste projeto foram realizadas 126 sessões por vários/as artistas locais que tiveram formação na prevenção da violência de género e doméstica e que contribuíram com diferentes ferramentas artísticas na implementação de uma metodologia pedagógica mais informal, criativa e reflexiva.
Este projeto também interveio com a restante comunidade educativa, assistentes operacionais, técnicos/as de educação e docentes na prevenção e intervenção da violência em contexto escolar. Ao longo dos dois anos de execução, foram realizadas 16 ações de capacitação, para 277 profissionais da comunidade educativa do município.
No âmbito do Projeto 'Inês=Pedro?' foram também realizadas 10 sessões artísticas e de debate sobre o absentismo e abandono escolar com famílias das crianças em risco de abandono escolar sinalizadas à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do município de Alcobaça. Nestas sessões participaram 76 familiares, 59 familiares do sexo feminino e 17 do sexo masculino. Foi também realizada uma sessão no âmbito deste Projeto com 5 encarregados/as de educação de crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, sendo 4 participantes do sexo feminino e 1 do sexo masculino.
Este Projeto teve como parcerias o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Município de Alcobaça e teve como entidade de monitorização e avaliação a ONG UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta. "
PROJECT RESULTS
The project 'Inês=Pedro?' implemented a Gender Violence Prevention Program throughout several schools in Alcobaça during two school years (2020/2021, 2021/2022) which involved the participation of 242 children and young people from the municipality, from 5 to 21 years of age, of which 109 were female and 133 were male. Within the scope of this project, 126 sessions were carried out by several local artists who were trained in the prevention of gender and domestic violence and who contributed with different artistic tools in the implementation of a more informal, creative and reflective pedagogical methodology.
It also involved operational assistants, education technicians and teachers in the prevention and intervention of violence within the school context. Over the two years of execution, 16 training actions were carried out for 277 professionals from the educational community of the municipality.
Ten artistic and debate sessions were also held on absenteeism and school dropout with families of children at risk of dropping out of school reported to the Commission for the Protection of Children and Young People in the municipality of Alcobaça. In these sessions, 76 family members participated, 59 female and 17 male. A session was also held within the scope of this Project with 5 guardians of children and young people from the Grouping of Schools of São Martinho do Porto, 4 female participants and 1 male.
'Inês=Pedro?' was developed in partnership with the School Group of São Martinho do Porto, the Professional School of Agriculture and Rural Development of Cister and the Commission for the Protection of Children and Young People of the Municipality of Alcobaça. It was monitored and evaluated by UMAR - Alternative and Response Women's Union (NGO).
DOSSIER DIGITAL DE COMUNICAÇÃO
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO (em atualização) - AQUI
RELATÓRIO DE EVIDÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO (em atualização) - AQUI
PLANO DE COMUNICAÇÃO - AQUI
CLIPPING - AQUI
REGISTO FOTOGRÁFICO DE SESSÕES - AQUI
