Corresponder às atuais e futuras necessidades de aprendizagem dos cidadãos, utilizar os recursos eficazmente e proporcionar oportunidades alternativas de acesso ao conhecimento ao longo da vida são, todas elas, características de uma Cidade de Aprendizagem.
Neste sentido, o Plano de Atividades Educativas do Município de Alcobaça é um documento de planeamento que inclui, em função de uma gestão do tipo participativo, as temáticas e consequentes ações de formação que possibilitam à comunidade educativa desenvolver e cimentar ferramentas, assim como implementar estratégias / metodologias para fazer face às problemáticas com as quais nos deparamos diariamente, como são as questões relacionadas com a saúde e o bem-estar. Assim, as grandes apostas formativas do Plano centram-se no princípio da educação para o bem-estar físico, psicológico e emocional dos alunos/estudantes e restante comunidade educativa, sendo estes os pilares basilares para uma vida saudável e ativa.
É, por isso, imprescindível que um Plano de Atividades Educativas coincida com as metas tendentes a uma escola de sucesso e corresponda aos princípios gerais da formação integral, educação para a multiculturalidade, integração ética no mundo global, exigência de qualidade.
Na sequência do que se pode inferir destes princípios gerais, indicam-se como basilares os seguintes objetivos:
- fomentar atitudes e valores tendo em conta os interesses e as diferenças do indivíduo no seu contexto social e cultural;
- desenvolver competências sociais, cívicas, que respeitem o ser humano e desenvolvam a capacidade de intervenção na sociedade;
- promover uma consciência ambiental, individual e coletiva, para o desenvolvimento sustentável do meio e da sociedade;
- complementar, na medida do possível, as aprendizagens associadas às várias disciplinas, proporcionando uma perspetiva holística do conhecimento;
- promover o gosto pela arte, desenvolvendo a sensibilidade e o sentido de apreciação estética do mundo e a expressão cultural; desenvolver a curiosidade e o espírito crítico.
Pela diversidade de origens dos contributos que o integram, o Plano de Atividades Educativas constitui um documento aglomerador, capaz de promover a aproximação e a articulação entre ciclos e níveis de ensino, e de envolver os diferentes membros da nossa Comunidade Escolar em torno de objetivos e metas comuns.