Nutrição Humana e Escolar
Distribuição de Fruta na Escola
Desde o ano letivo de 2009/2010 que o Município de Alcobaça aderiu o programa Regime de Fruta Escolar, atualmente designado de “Regime Escolar”, nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho, no qual são distribuídas duas peças de fruta e hortícolas semanais, durante 30 semanas, a todas as crianças do 1º ciclo, entre os meses de outubro e junho. No entanto, e de forma a aumentar o estimulo ao consumo da fruta e contribuir para a melhoria dos lanches escolares, desde 2018 que, para além das 2 distribuições garantidas através do Regime Escolar, o Município assegura mais 3 distribuições sendo que neste momento todas as crianças do 1º ciclo do Ensino Básico do Município de Alcobaça recebem todos os dias fruta e hortícolas gratuitamente. A medida também foi alargada, desde 2019, aos alunos do Pré-Escolar sendo que neste momento todas as crianças deste nível de ensino recebem, diariamente, fruta e hortícolas gratuitamente. Assim, todas as crianças do Pré-escola e 1º ciclo têm à sua disposição diariamente um lanche gratuito usufruindo da fruta e leite escolar.
Distribuição de Leite escolar
Desde o ano letivo 2021/2022, devido à descentralização de competências, o Município ficou também responsável pela distribuição de leite escolar ao abrigo do Regime Escolar. Assim, diariamente, é distribuído leite a todas as crianças do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Com estas medidas (distribuição de fruta e leite escolar) consegue garantir-se um lanche saudável, diariamente, a todos os alunos de forma gratuita para os mesmos.
As autarquias têm vindo, gradualmente, a assumir responsabilidades, competências legais e capacidade técnica, que fazem com que possam assumir um papel central no combate à obesidade infantil e à promoção de uma alimentação saudável junto do publico escolar e não só.
Diariamente o Município de Alcobaça pauta por garantir refeições saudáveis, nutricionalmente equilibradas, apetecíveis, seguras e de qualidade às crianças do pré-escolar,1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, sendo esta uma das grandes responsabilidades das autarquias. Mas não é o suficiente para combater a Obesidade Infantil e da Promoção de uma alimentação saudável, o que leva ao desenvolvimento de vários projetos e iniciativas que acabam por se interligar.
O acompanhamento dos alunos no momento das refeições estimulando-os, através de várias técnicas, ao consumo de determinados alimentos que habitualmente rejeitam (educação alimentar em ambiente de refeitório) é feito ativamente pela nutricionista do Município em todas as escolas, no entanto o trabalho desenvolvido pelo pessoal docente e não docente que acompanha estes alunos diariamente é fulcral e, felizmente, temos um grande grupo de técnicos a fazer um excelente trabalho.
As opções alimentares na infância têm um impacto fundamental na saúde dos indivíduos. A importância da educação para a saúde torna-se mais relevante, à medida que compreendemos que os problemas mais sérios de saúde estão ligados ao estilo de vida e aos comportamentos adotados ao longo da vida. Assim, desde 2005 que o município desenvolve vários projetos no âmbito da promoção da alimentação saudável, complementando e ajudando os encarregados de educação e a comunidade a dar continuidade a esse trabalho que inicia no berço.
São diversas as ações de sensibilização, no âmbito da promoção de uma alimentação saudável, desenvolvidas pelo Município. Estas ações não só se destinam à comunidade escolar, como à comunidade em geral.
Projeto “Comer bem é ser fixe!”
O Projeto que pretende, através da realização de várias atividades, promover um comportamento positivo relativo à alimentação através do incentivo à adoção de hábitos alimentares e um estilo de vida saudável junto dos alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente aderentes ao mesmo. A intervenção incide desde a origem dos alimentos, conhecimento dos alimentos em si, as bases de uma alimentação saudável e sustentável; alimentação numa vertente cultural, criação de receitas saudáveis as quais integram as ementas das refeições escolares. Numa segunda fase e com o conhecimento adquirido mais “enraizado” os intervenientes têm como missão “educar” os seus pares, partilhando informação com a comunidade geral, escola, colegas, encarregados de educação, professores e pessoal não docente, através do desenvolvimento de material informativo/educativo, tornando-se em “Embaixadores da Alimentação Saudável”.
Este projeto tem inicio com 6 turmas do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico e acompanhará este mesmo grupo de alunos até ao seu 4º ano de escolaridade.
No âmbito do referido projeto foi lançado em 2021 o E-book de receitas “Comer bem é ser fixe!”, o qual compila todas as receitas criadas pelos alunos que participaram no projeto entre 2017 e 2021.
Heróis da fruta – Lanche Escolar Saudável
Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), à qual o Município se associou como parceiro em 2014, que visa motivar as crianças para a ingestão diária de fruta no lanche escolar. Uma iniciativa que levou a que desde 2011 mais de meio milhão de crianças em Portugal tenha melhorado os seus hábitos alimentares diários.
Mais informações na página oficial do projeto
Projeto “À mesa com saúde”
A ação “À mesa com saúde” visa sensibilizar para a adoção de hábitos alimentares saudáveis em prol de uma vida saudável, dar a conhecer os conceitos base de uma alimentação saudável, esclarecer como fazer e preparar refeições saudáveis, abordando várias temáticas associadas à alimentação, tendo como principais objetivos sensibilizar para a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis em consonância com uma vida saudável.; Possibilitar o aprofundamento de conhecimentos relativos ao impacto de uma alimentação equilibrada na promoção da saúde e prevenção de doença.
Ação "Alimentação saudável em idade escolar"
As opções alimentares na infância têm um impacto fundamental na saúde dos indivíduos. A importância da educação para a saúde torna-se mais relevante, à medida que compreendemos que os problemas mais sérios de saúde estão ligados ao estilo de vida e aos comportamentos adotados ao longo da vida.
A educação alimentar no seio familiar é fundamental, no entanto a influência do ambiente escolar não pode ser descurada. A educação alimentar, pode dizer-se que esta diretamente ligada à educação para a saúde, já que a alimentação influencia a saúde, o bem-estar físico, social e mental.
“Crianças saudáveis têm melhor rendimento escolar, faltam menos às aulas, apresentam menos problemas comportamentais, têm atitudes mais positivas, têm melhor qualidade de vida, têm maior probabilidade de virem a ser adultos produtivos e saudáveis, têm pais mais informados e apresentam menor encargo para a sociedade. (” Direção Geral da Saúde. Plataforma contra a obesidade. Acedido a 22/06/2017)
Ação “Alimentação saudável em idade escolar” visa sensibilizar para a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância em prol de uma vida saudável e prevenção de obesidade infantil.
Book’s & Movies – Book’s & Cooking
Integrado no evento “Book’s & Movies” temos a rúbrica “Book’s & Cooking” a qual tem vindo a ter cada vez mais adesão.
Nesta iniciativa temos pautado pela escolha criteriosa de convidados que partilhem o seu conhecimento e contributo para a informação correta a nível e alimentação saudável, sustentável e de promoção de produtos locais. Uma ação que envolve o trabalho conjunto entre adultos e crianças.
- Nome do documento
- pdf
Ebook- Comer bem é ser fixe