Setor agrolimentar em grande destaque no Panorama
O "Panorama" Multiusos de Alcobaça acolheu no dia 14 de fevereiro o III Congresso Portugal Fresh, um dos mais importantes eventos dedicados ao setor agroalimentar.
A iniciativa contou com a presença do Ministro da Agricultura e das Pescas, José Manuel Fernandes, que escutou as principais preocupações do setor, transmitidas pelo presidente da Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal (PORTUGAL FRESH), Gonçalo Santos Andrade, na sua intervenção inicial: "O principal importador da produção do setor das frutas e legumes é a União Europeia, representando 81% da exportações em valor. Porém, a nossa produtividade continua bastante reduzida em comparação com outros grandes mercados. Temos condições para aumentar os nossos índices de produtividade, mas, em contrapartida, ainda temos uma área de regadio muito reduzida. No contexto do Oeste, estamos a travar uma luta contra o fogo bacteriano que tem afetado seriamente a produção da Pêra Rocha, uma das marcas agrícolas mais importantes desta região e de todo o país. Para podermos enfrentar todas estas adversidades contamos com o apoio total do Governo, nomeadamente, através do acesso a financiamento mais eficiente e mais rápido."
O Ministro da Agricultura e das Pescas reconheceu e lamentou "a lentidão burocrática que afeta os procedimentos concursais para o financiamento comunitário. Porém, um dos grandes objetivos do atual governo é não perder um único cêntimo dos fundos comunitários disponíveis para a agricultura. É fundamental tornar as candidaturas mais simples e estamos a trabalhar nesse sentido." Relativamente ao fogo bacteriano, José Manuel Fernandes sublinhou a "especificidade desta questão, muito localizada nesta região do Oeste. É um problema que carece sobretudo de investigação científica e tem havido alguns avanços nesse sentido, nomeadamente, a criação de um vírus que elimine a bactéria. Estamos atentos aos novos avanços científicos e tecnológicos e usaremos todos os recursos ao nosso dispor como, por exemplo, a inteligência artificial." O responsável máximo pelo setor agrícola anunciou ainda a pretensão do governo de investir de forma significativamente nas áreas de regadio através do projeto "Água que nos Une": "Os números apontam claramente para um aumento global da produtividade agrícola em Portugal mas para sermos verdadeiramente competitivos estamos a estudar várias soluções para aumentar a disponibilidade de água nas nossas zonas de regadio. Não nos podemos esquecer da rentabilidade financeira que, por exemplo, a Barragem do Alqueva representa para a nossa agricultura, equiparada a uma AutoEuropa."
O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, agradeceu a "presença regular do Sr. Ministro da Agricultura e das Pescas nos grandes eventos do setor realizados em Alcobaça. É um claro sinal do trabalho que todos temos vindo a fazer em conjunto: autarquia, produtores e associações. Não é por acaso que escolhemos o Panorama para receber este evento, pois foi aqui que a marca Maçã de Alcobaça praticamente começou. A Maçã de Alcobaça é uma marca em permanente construção e evolução há quase 30 anos, mas hoje goza de um estatuto que poucos produtos agrícolas ostentam em Portugal. A agricultura portuguesa está na moda e Alcobaça tem seguramente uma palavra a dizer neste contexto de crescimento que o setor registou no ano transato, com um aumento global de 15% na produtividade nacional. A Câmara Municipal de Alcobaça trabalha com todos os empresários do concelho numa lógica de proximidade e confiança. Acredito que apenas unidos e coesos, podemos afirmar o nome de Alcobaça no contexto nacional e internacional."
Após o III Congresso Portugal Fresh, o Panorama também acolheu a VI Gala Viva Frutas e Legumes de Portugal, organizada pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN-CC). Ambos os eventos contaram com o apoio do Município de Alcobaça.